Descubra os detalhes sobre a possibilidade de redução do valor para beneficiários do Bolsa Família em Abril

Alguns indivíduos inscritos no Programa Bolsa Família estão sujeitos a ter seus benefícios reduzidos neste período. Isso se deve às condições estabelecidas para participar do programa, que permitem a manutenção do auxílio, mas com uma diminuição no valor a ser recebido pela família. É viável verificar previamente o montante a ser creditado na conta.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou a continuidade da revisão no Programa Bolsa Família. Isso coloca os beneficiados em alerta para a possibilidade de ter seus benefícios reduzidos em 50% ou até mesmo serem excluídos do programa. Confira os critérios que podem levar ao cancelamento do benefício nesse artigo.

Quais fatores podem impactar o valor do Bolsa Família em abril?

Há duas circunstâncias que podem resultar na diminuição do benefício do Bolsa Família este mês. Essas medidas estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas e afetam aqueles que:

  • Contrataram empréstimo consignado: indivíduos que adquiriram esse empréstimo associado ao Auxílio Brasil terão um desconto de R$ 160 em seu pagamento até completar 24 meses de contrato;
  • Ingressaram na Regra de Proteção: famílias que elevaram a renda para até meio salário mínimo por pessoa não são excluídas do programa, mas sofrem uma redução de 50% no valor do auxílio.

No âmbito da Regra de Proteção, essas famílias podem permanecer no programa, por até dois anos, recebendo apenas metade do valor a que teriam direito. Após esse período, são desligadas do Bolsa Família para a entrada de novos beneficiários.

Como verificar o valor do Bolsa Família em abril?

É possível consultar o montante a ser recebido no calendário do Bolsa Família para abril com pelo menos cinco dias de antecedência, através do Caixa Tem. Esse procedimento permite identificar qualquer redução no valor repassado.

  • Acesse o Caixa Tem e efetue o login;
  • Procure pela opção “Extrato”;
  • Selecione “Futuro”;
  • Todas as quantias programadas para depósito serão exibidas.