O Ministro do Desenvolvimento Social esclarece que são falsas as informações que circulam sobre os agentes do CRAS estarem realizando visitas para cortar os benefícios do Bolsa Família. Na verdade, a presença desses profissionais tem o intuito de garantir a continuidade do auxílio.
Ao atualizarem as informações dos beneficiários do programa, as chances de terem seus benefícios bloqueados são significativamente reduzidas, uma vez que os dados do Cadastro Único estarão atualizados.
Os beneficiários não são obrigados a permitir a entrada dos agentes do CRAS em suas residências, nem oferecer alimentação. No entanto, a recusa em responder o questionário pode resultar no bloqueio do benefício.
O que será questionado pelo profissional do CRAS aos beneficiários do Bolsa Família?
Nas visitas dos assistentes sociais, os beneficiários do Bolsa Família deverão responder a uma série de questões para atualização do Cadastro Único, tais como:
- Composição familiar (mãe, pai, padrasto, madrasta, filhos, idades);
- Endereço atual;
- Renda familiar;
- Gastos mensais;
- Fonte de renda;
- Frequência escolar das crianças e jovens;
- Acompanhamento pré-natal das gestantes;
- Realização de perícia médica recente para beneficiários com deficiência recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A partir dessas informações, o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social consegue verificar se o grupo em questão ainda atende aos critérios para continuar recebendo o benefício social.
Documentos a serem apresentados ao profissional do CRAS
No momento da visita, os titulares do Bolsa Família devem apresentar ao CRAS documentos que comprovem as informações fornecidas durante a entrevista, tais como:
- Documentos de identificação de todos os membros da família (ex: RG, certidão de nascimento, etc.);
- Comprovante de residência;
- Caderneta de vacinação das crianças, se necessário;
- Caderneta de pré-natal da gestante, se solicitado.
Olá, meu nome é Alessandro, editor do site bolsafamilia.net.br.