Não perca tempo: Inscrições abertas para o Bolsa Família de maio

Desde 2003, indivíduos em situação de vulnerabilidade financeira, ou extrema pobreza, contam com o apoio do governo federal. Para tal, eles se cadastram no Cadastro Único e aguardam pela aprovação no programa Bolsa Família. As inscrições para receber o benefício a partir do mês de maio já estão abertas.

Indivíduos que necessitam de auxílio financeiro para garantir uma vida mais digna podem se inscrever no Bolsa Família. Atualmente, pelo menos 20,8 milhões de famílias recebem esse benefício, chegando a receber mais de R$ 600 por mês. Esses recursos podem ser utilizados conforme a necessidade de cada família.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Não é possível realizar uma inscrição direta no Bolsa Família. Uma pessoa, com idade superior a 16 anos e preferencialmente mulher, deve comunicar às autoridades públicas a necessidade de auxílio do grupo familiar.

A partir das informações fornecidas pelo Cadastro Único e com disponibilidade orçamentária do governo federal, novos grupos são selecionados para recebimento. Os critérios de elegibilidade incluem:

  • Estar registrado no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de até R$ 218 por pessoa da família.

A renda per capita é calculada somando-se todos os rendimentos e dividindo o total pelo número de pessoas na residência.

Inscrição no Bolsa Família

Para se inscrever no Bolsa Família, é necessário participar da entrevista do CadÚnico, onde será gerado um NIS (Número de Identificação Social) para cada membro da família.

  • Localize o CRAS mais próximo;
  • Solicite a inclusão no Cadastro Único;
  • Apresente os documentos de identificação de todos os residentes da casa, juntamente com o comprovante de endereço;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • A inscrição será confirmada.

Pagamento do Bolsa Família em maio

O pagamento do Bolsa Família tem início em 17 de maio. Para aqueles que aguardam aprovação, confira dicas sobre prioridade neste artigo.

Final do NIS Data de pagamento
1 17 de maio
2 20 de maio
3 21 de maio
4 22 de maio
5 23 de maio
6 24 de maio
7 27 de maio
8 28 de maio
9 29 de maio
0 31 de maio