Novo pagamento do Auxílio-Gás é divulgado; confira se você está na lista

Visando auxiliar famílias de baixa renda, o Governo Federal instituiu o Programa Auxílio-gás. Para ter acesso ao benefício, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). O auxílio é concedido a cada dois meses e é depositado através das contas do Caixa Tem, que normalmente recebem pagamentos de outros benefícios sociais do governo.

O valor do auxílio varia de acordo com o preço médio do botijão na data do pagamento. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) calcula o valor com base na média dos preços dos últimos seis meses.

Próximo pagamento do Auxílio-gás

O Auxílio-gás é disponibilizado a cada dois meses. O primeiro pagamento realizado em 2024 foi em fevereiro, portanto não haverá liberação do benefício em março deste ano. O próximo depósito do Auxílio-gás será feito em abril para os beneficiários.

Os pagamentos são feitos seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). As transações são efetuadas em dias úteis, de segunda a sexta-feira, via aplicativo Caixa Tem.

Quem pode solicitar o Auxílio-gás

Para ter direito ao Auxílio-gás, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);

  • Ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606), ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;

  • Possuir um membro da família beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada);

  • O critério de seleção também leva em consideração a atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior número de membros na família e participação no Programa Auxílio Brasil.