O beneficiário é notificado para atualizar as informações no Cadastro Único e garantir a continuidade do seu benefício do Bolsa Família, através de mensagens de texto, no aplicativo Caixa Tem ou extrato bancário. O processo é realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Quem deve realizar a atualização do Cadastro Único?
Famílias que recebem o Bolsa Família e precisam atualizar o Cadastro Único podem ter seu benefício suspenso temporariamente. O pagamento só é retomado após a comprovação de que o beneficiário ainda tem direito ao programa.
A atualização é necessária nos seguintes casos:
- Mudança de endereço da família;
- Mudança de escola das crianças e adolescentes;
- Inclusão de um novo membro na família (como nascimento, adoção, guarda);
- Alteração na renda familiar;
- Convocação específica para atualização devido a:
- crianças menores de 7 anos que não fizeram acompanhamento nutricional nos últimos seis meses (em clínicas de saúde);
- crianças e adolescentes com registro de vacinação desatualizado;
- gestantes sem acompanhamento pré-natal;
- faltas frequentes (menos de 85% de presença) nas aulas por mês.
Como proceder com a atualização do Bolsa Família?
No Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) permite que seus servidores realizem atualizações do Cadastro Único por meio de visitas às residências dos beneficiários do Bolsa Família.
No entanto, esse processo pode variar em diferentes regiões do país. Portanto, ao ser chamado para atualizar seus dados, é necessário que o beneficiário tome as seguintes providências:
- Agendar um atendimento no CRAS local;
- Comparecer com um documento de identificação com foto;
- Atualizar todas as informações do Cadastro Único;
- Aguardar a liberação do benefício que estava retido.
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Olá, meu nome é Alessandro, editor do site bolsafamilia.net.br.