Começou nesta segunda-feira (19) o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família. Neste mês, um total de 20,76 milhões de famílias serão beneficiadas. Houve uma redução em relação ao mês anterior, o que surpreendeu os inscritos no Cadastro Único que foram excluídos.
Em julho, o Bolsa Família contemplou 20,83 milhões de famílias, enquanto em agosto o número diminuiu para 20,76 milhões de lares. Isso resultou em um corte de 70 mil beneficiados pelo programa de assistência social mais importante do país.
No mês passado, o governo celebrou a inclusão de 500 mil novas famílias de uma só vez, mas desapontou ao cortar 70 mil beneficiados no mês seguinte, que aguardavam pagamentos de pelo menos R$ 600 pelo programa.
Quem foi afetado pelo corte no Bolsa Família?
O governo não se pronunciou sobre a redução no número de beneficiados pelo Bolsa Família. Em vez disso, a Agência de Notícias destacou o total de crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
Atualmente, o programa beneficia mais de 16,48 milhões de crianças de zero a 11 anos e 7,73 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos.
De acordo com as regras do Bolsa Família, o corte no pagamento afeta:
- Quem possui dados desatualizados no Cadastro Único;
- Quem não cumpriu alguma regra das condicionalidades do programa, como:
- Frequência escolar das crianças e jovens;
- Pré-natal das gestantes;
- Acompanhamento nutricional das crianças até 7 anos;
- Vacinação das crianças, jovens e mulheres.
Como verificar se o pagamento do Bolsa Família foi suspenso?
Os beneficiários com o Bolsa Família bloqueado serão informados por SMS, no extrato bancário ou no App Caixa Tem. Eles podem buscar o desbloqueio no CRAS ao atualizar seus dados no Cadastro Único.
Também é possível verificar a situação por meio do:
- App Bolsa Família;
- App Caixa Tem;
- Ligação para a Caixa no telefone 111, ramal 5.
Olá, meu nome é Alessandro, editor do site bolsafamilia.net.br.